Conheça mais sobre o Aneurisma Cerebral
- AGNESSA LEITE
- 9 de nov. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 26 de mar. de 2024

O aneurisma cerebral é uma dilatação anormal que se forma na parede enfraquecida de uma artéria do cérebro. A pressão do sangue dentro dessa artéria faz com que essa região fique menos resistente, dando origem a uma espécie de bolha que começa a crescer lentamente. Os maiores riscos desse afrouxamento do tecido vascular são a ruptura da artéria (AVC) e hemorragia ou compressão de outras áreas do cérebro. Aneurisma cerebral é uma doença grave. Cerca de 2/3 dos pacientes resistem a ruptura, mas cerca da metade desse número permanece ainda com sequelas que comprometem a qualidade de vida do indivíduo. São mais comuns em adultos do que em crianças e mais comuns em mulheres do que em homens.
As causas do aneurisma podem estar ligadas a vários fatores. Alguns são:
Hipertensão arterial;
Predisposição familiar;
Diabetes;
Dislipidemia;
Consumo de álcool;
Cigarro.
Um aneurisma cerebral pequeno, geralmente não apresenta sintomas, mas quando ocorre o seu crescimento, pode comprimir uma estrutura cerebral e provocar dores que variam conforme a área do cérebro afetada.
Infelizmente a mais evidente manifestação dessa doença é justamente o momento da ruptura, seguida de hemorragia. Após esse momento a intensidade dos sintomas está diretamente relacionada com o tamanho e a extensão do sangramento. Os mais comuns são dor de cabeça súbita, náuseas, vômitos, perda da consciência.
Para detectar o aneurisma cerebral com antecedência, é necessário passar por uma angiorressonância magnética, exame fundamental para o diagnóstico. Pois o ideal seria que essas situações fossem identificadas precocemente em consultas regulares com médicos especialistas em neurologia.
Comments